Integrantes do Grupo

Ana Paula, Leonardo, Letícia, Marina, Rafael e Rogério

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Propaganda Fascista


O governo fascista tinha seus ideais, no qual consistia em militarizar a sociedade, ter a subordinação total da população ao governo, ter um corporativismo, ou seja, seriam criados sindicatos que também eram subordinados ao governo, no qual cada classe trabalhadora pertencesse, havia também o nacionalismo ao extremo, entre outras ideias. Para que o governo conseguisse que isso acontecesse e que as pessoas apoiassem o governo, ele adotou certas medidas de propaganda para incentivar as pessoas. A rádio, praças públicas, cinemas e ate o futebol italiano foram locais no qual a propaganda foi implantada, além de outros lugares. A propaganda em espaço público eram planejadas como por exemplo  as manifestações eram  cuidadosamente encenadas, integravam, geralmente, discursos emotivos dos líderes, paradas militares, estandartes e uniformes, assim tinham maior apoio da população, até porque isso era algo que atraia a população. Para que a propaganda ocorresse os fascistas criaram o ministério de propaganda, que era encarregado por essa parte, e também para perseguir os opressores.



Nessa imagem fica claro a estratégia fascista, trabalhar e combater, com a presença de um militar simbolizando o regime totalitário, e um agricultor, que tinha como função trabalhar para o crescimento econômico e caso necessário combater em guerra, que no caso eram ideologias fascistas.
Um fato curioso no qual Mussolini investiu muito em sua propaganda fascista foi no futebol, já que esse era um meio de lazer de muitas pessoas e um modo fácil de implantar a ideia de nacionalismo nas pessoas.  Por exemplo: As copas de 34 e 38, na qual a Italia sagrou-se campeã.
A Copa de 1934, realizada na Itália fascista, tornou-se um evento esportivo tão politizado quanto viriam a ser os Jogos Olímpicos de 1936, realizados em Berlim, então capital da Alemanha nazista. A influência de Mussolini era tanta que dissem que ele teria interferido na escolha dos árbitros que apitariam as partidas nas quais a seleção italiana participaria.
Segundo alguns, o árbitro sueco que apitou a semifinal e a final teria se encontrado com Mussolini antes das partidas e favorecido a Itália nas duas partidas. A Itália venceu a Tchecoslováquia na final por 2 x 1. Detalhe: os jogadores italianos entraram em campo usando camisetas pretas, semelhantes ao uniforme usado pelas milícias de Mussolini. Ai esta mais um fato que comprova que Mussulini usava de todos os meios possíveis para implantar as ideias fascistas nas pessoas.
ROGÉRIO BIDO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário