Integrantes do Grupo

Ana Paula, Leonardo, Letícia, Marina, Rafael e Rogério

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Propaganda Fascista 2


A propaganda Fascista foi o melhor meio encontrado pelo fascismo para chegar ao poder, através de rádio, imprensa,manifestações e comícios.  Dispunha do dinheiro do grande capital que lhe permitia fazer uso dos melhores meios e equipamentos de comunicação. Além disso, o fascismo soube utilizar habilmente esses meios para transformar a defesa que fazia do grande capital em um anticapitalismo inofensivo, e assim conquistando amplas camadas da população.
 Na Itália, chegou a ser inventado até um jogo de tabuleiro com o nome de “Jogo dos 3 gansos”.Os "gansos" representavam os principais inimigos da Itália: a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a União Soviética. Ao longo do percurso, as casas com referências a estes países (onde se podiam encontrar caricaturas dos seus líderes e motivos racistas), traziam a desgraça ao jogador que, na maior parte dos casos, tinha que recuar até à casa de partida. As referências aos países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão) eram as únicas que proporcionavam o avanço rápido até à casa de chegada, onde imperava um "V" de vitória da "Nova Ordem" fascista.
A habilidade propagandística do fascismo vem de sua própria concepção de povo, de massa. Para o fascismo, as massas eram incapazes de compreender as idéias abstratas, só conheciam os sentimentos simples e extremados e eram incapazes de ter opiniões próprias. As opiniões lhes deveriam ser impostas e seus sentimentos manipulados por meio de imagens e idéias simples, que lhes despertassem um fanatismo dinâmico e um histerismo autêntico.
Mussolini idealizou um regime fascista que além de conquistar a Itália, serviu de base para o doutrinamento de outros países, como por exemplo o Estado Novo de Vargas, mas a Itália era muito menos poderosa do que a propaganda Fascista vendia. Com o auxilio da auto-propaganda , Mussolini obteve um grande sucesso popular e ainda impediu o progresso comunista.
Jogo dos 3 gansos

Marina Bido

Nenhum comentário:

Postar um comentário